quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Documentação, 5 de setembro de 2012

Resumo do livro: Redação Cientifica – MEDEIROS, João Bosco. 2011

Cap. 1: Como tornar o Estudo e a Aprendizagem mais Eficazes

“Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pesar e considerar.” (ADLER; Doren,1990)

1-      Eficácia nos estudos

Que se entende por estudo?
ü  Estudar é realizar experiências submetidas à análise crítica e reflexão com o objetivo de apreender informações que sejam úteis à resolução de problemas.

Além de análise e do exame sistemático, o estudo inclui:
·        Organização de trabalhos;
·        Busca de informações;
·        Anotações;
·        Leitura;
·        Elaboração de resumos;
·        Memorização.

O estudo é fruto da experiência:
·         Direta – A experiência no qual o individuo participa;
·         Indireta – Quando o exame é feito pela observação de filmes, mapas, leitura de relatórios, fotografias, participação em conferências, congressos, colóquios, conversas.

Características psicológicas para um bom aproveitamento nos estudos:
·      Ter motivação para aprender;
·      Ter organização para estudo
  Estabelecer um cronograma de estudos, reservando determinadas horas do dia para o estudo e a revisão da matéria.

Veja o exemplo abaixo:

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
Das... às... Horas:
Estudo de Pesquisa
Das... às... Horas:
Harmonia
Das... às... Horas:

Das... às... Horas:

Das... às... Horas:

Das... às... Horas:

Das... às... Horas:


Características físicas para um bom aproveitamento nos estudos:
·         Dicionários;
·         Enciclopédias;
·         Livros de consulta;
·         Livros-texto;
·         Etc.;
·         Um ambiente favorável.

Rápida análise de textos:
·        Análise do título e subtítulo da obra
9  O assunto interessa à pesquisa que está sendo realizada?
9  O título é excessivamente amplo?
9  Há adjetivos restringindo a abordagem do texto?
·        Rápida verificação de tabelas, quadros, imagens, sumário, índice.
·        Verificar o autor.

Observações:
·        Tenha sempre um objetivo definido para estudo, assim, o rendimento pode ser ampliado.
·        Estabeleça um tempo para estudos.
·        Busca informações em todo material possível de conhecimento (revistas, jornais, seminários, catálogos, etc.), não apenas nos tradicionais meios de consulta, tais como: dicionário, enciclopédias e livros especializados.
·        Documento todo o conhecimento adquirido através das técnicas de anotação, esquematização, transformação do texto em roteiro, realização de resumos, fichamentos e outros.

2-      Anotação

O que é anotação?
ü  É o processo de seleção de informações para posterior aproveitamento. As notas devem permitir redação a partir delas, ou seja, não devem ser tão sintéticas que dificultem o entendimento e não possam ser convertidas em texto. As anotações podem ser de palestras, aulas, consultas bibliográficas.

Numa exposição oral:
·      Atente-se para os pontos relevantes da fala, atentando para as palavras chaves e expressões que dividem o discurso. Por exemplo: “Determinado fator pode ser analisado de três maneiras: primeiro... segundo.. terceiro...
·      Concentre sua atenção também para os gestos do falante e, se possível, faça anotações sobre eles. “nesse momento, o expositor ergueu o braço e indicou...”; “nesse momento o expositor sorriu”.
·      Registre dúvidas e respostas surgidas durante conferência, aula, palestra.

Anotações de textos escritos:
·        Devem ser posteriores a uma leitura rápida e completa do texto e após sublinha das ideias principais.
9  Apontamentos rigorosos evitam perda de tempo futuro na busca de livros  em bibliotecas, ou emprestados  de terceiros, mesmo quando estejam próximos.
·         Há necessidade de registrar as informações da fonte:
9  Autor;
9  Obra;
9  Lugar;
9  Editora;
9  Ano de publicação;
9  Número das paginas consultadas.
·         Quando a nota é resultado de palestra ou aula:
9  Autor;
9  Local;
9  Mês e ano.


2.1 Anotações corridas

Alguns procedimentos:
·         Leitura total do texto sem interrupção;
·        Releitura do texto, levando em consideração palavras desconhecidas: localizar verbete no dicionário e escrever à margem do texto estudado o significado mais aproximado da palavra que se procurou;
·        Busca em enciclopédias e almanaques de outras informações relevantes para a compreensão do texto, como históricas, geográficas, gerais;
·        Destaque de trechos e palavras-chave somente após ter compreendido o texto;
·        Redação da anotação corrida e submetê-la a uma avaliação própria; se houver necessidade de correções, refaça a redação.

2.2 Anotações Esquemáticas

·        Para tal, é precisar transformar num esquema vertical as ideias do autor que estão distribuídas horizontalmente no texto. É necessário rigor e muita atenção para hierarquizar corretamente as ideias.
·        As anotações esquemáticas só poderão ser realizadas após o estudo minucioso do texto e feitas as anotações corridas.

2.3 Anotações resumidas

·        O resumo só poderá ser feito, após completar as duas etapas anteriores.
·        O resumo não é uma colcha de retalhos ( trechos e expressões ), mas um todo coeso e coerente.
·        É necessário reconhecer o assunto, a ideia que o autor quer defender, e que está por todo o texto (tema), como o texto está estruturado, etc.
·        Deve-se manter fidelidade ao tema.

3-      Sublinha

ü  Consiste em destacar no texto apenas as ideias principais, relevantes. Desta maneira pode-se distinguir o essencial do acessório.
Algumas recomendações:
·         Sublinhar palavras-chaves apenas depois de feitas várias leituras;
·        Sublinhar apenas as ideias principais, as palavras chave. Atenção com os instrumentos de coesão que criam ideia de oposição (mas, embora e outros): eles devem ser destacados;
·         Reconstruir o parágrafo a partir das palavras e expressões sublinhadas. Outra não seria a finalidade de sublinhar que possibilitar visualização imediata das ideias principais;
·         Colocar um traço vertical à margem do texto para indicar passagens mais significativas;
·         Havendo passagens obscuras. Falhas na exposição dos argumentos, dúvidas, discordâncias, colocar à margem do texto um ponto de interrogação;
·         Para chamar a atenção para uma expressão tópica de todo o texto, usar dupla sublinha.

4-      Vocabulário

ü  O domínio do sentido exato que a palavra assume no contexto possibilita maior compreensão do texto e maior eficácia da leitura.

RESUMO: Estudar é apreender informações através da análise e reflexão sistemática e na resolução de problemas. É absolver conhecimentos a partir da prática da análise textual e/ou oral. Mas para que haja bom aproveitamento dos estudos é necessário desenvolver características pessoais como, motivação para aprender, disciplina, organização de trabalho, e características materiais, tais como, aquisição de livros, enciclopédias, dicionários, dispor de um local confortável para estudo, etc. É importante também selecionar e armazenar informações relevantes para uma futura consulta, através de anotações, esquemas, fichamentos, resumos. Destarte, o método correto e sistematizado do estudo garante a potencialização do aprendizado ao seu nível máximo e, a posteriori, facilita a retenção satisfatória do conhecimento adquirido.

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