quinta-feira, 24 de março de 2011

No Divã com Deus



Em qualquer parte do tempo, do dia ou da noite, no calor do frio ou no friento esquentar do sol, nascendo para o mundo ou morrendo para si mesmo, rindo de desespero ou chorando de alegria, Ele te chama para o seu Divã... O convida a entrar em sua suntuosa sala terapêutica para uma franca conversa.... Permita-me descrever como ela é: Ela eh toda pintada de paz; as paredes são mais brancas do que a neve; Nos umbrais da porta e das janelas, o sangue da Redenção para realçar a sua Vitória. As janelas sempre abertas estão para que você veja -mesmo que de longe- como é lindo e maravilhoso o céu. Em uma das paredes, tem-se um quadro, nela uma pintura- surreal por sua perfeição de detalhes e cores- que mostra um Homem subindo de um lago de fogo com uma grande chave na mão; não existe lâmpada, vela ou algo que clareie o recinto, só há uma Luz que brilha; não se sabe de onde vêm nem para onde vai, só sabe que ela brilha como nem o sol para brilhar tanto! O chão é de pedra branca com fiozinhos vermelhos desenhando - se você observar detalhadamente- a Estrela de Davi. No meio da sala tem um sofá vermelho escarlate e na outra extremidade, uma cadeira simples, de madeira já corroida pelo tempo, fosca, sem vida, sem graça. Nesta cadeira senta o dono da sala, o Psicologo Mestre de todas as eras e só ele tem autoridade e poder para sentá-la. Pois embora velha e desgastada, ela é madeira de uma cruz que foi erguida a mais ou menos doi mil anos atras; madeira de morte, de dor, de sofrimento, de rejeição; madeira de lágrimas de sangue, madeira do ódio, da blasfemia, da idolatria, do abandono... Ela também é a madeira da morte da história para começar uma nova; ela é o marco de um novo tempo; tempo em que os pertubados de alma tem uma nova esperança, uma nova chance para serem felizes e terem paz consigo mesmo...
Este é o Divã de Deus. E Ele o convida para uma sessão de confissões. A todo momento, nos períodos de merchandising do coração, ele faz sua propaganda. Garante que se vc confessar seus erros, Ele será fiel e justo para te perdoar, e não só isso, assume a responsabilidade de te purificar de toda a mazela!
A tecnica que Ele utiliza é da livre associação de ideias. Como Ele mesmo escreve, por intermedio de seus apóstolos assistentes ( rsrs ), no 1º livro de João capítulo 1 verso 9: "Se confessarmos os vossos pecados, ele será fiel e justo para te perdoar e purificar de toda a injustiça."
Se Confessarmos! No divã com Deus é preciso que você esteje disposto lascar o coração e colocar para fora toda a sua vida. Ele te chama para um derramar de confissões. Na presença Dele confesse, não abstenha-se de expor nenhuma grama da sua vida. Simplesmente relaxe e deixe fluir livremente como a torrentes de águas que correm para o mar.
Ele será fiel e justo para te perdoar! -Ele vai te perdoar, por que antes de qualquer julgamento, Ele te conhece. Sabe que na verdade, você está preso, escravisado por uma força atroz, violenta e perversa. Esta força habita no âmago da alma, no mais profundo do ser humano e ninguem, a não ser o Grande Psicólogo, teve tecnica suficiente para chegar até ele. Essa força que oprime e escravisa se chama - tecnicamente- de pecado. É algo intrísceco da natureza humana, é o principio do prazer que eleva a carne à busca de satisfação cega e sem precedentes; é o querer fazer mas não fazer; é o desejar o bem, porem fazer o mal; é buscar o certo, mas cair no errado; enfim, é o "vilão da história" (O pecado será comentado mais detalhadamente em outra postagem institulada o Pecado segundo Freud, aguardem!).
E purificar de toda a injustiça!O caso é complexo... Nenhum homem conseguiu solução para a desgraça humana até o momento. A vida no presente século está um caos. Muita competição, guerra, ódio, violência, rancor, falsidade, mentiras, pai contra filho, filho contra pai, pouco amor e, no fundo de cada especie do gênero humano, um sentimento gélido de que o mundo está proximo do fim. Não obstante, tem essa tal de "natureza pecaminosa" que dizem que existe. Será mesmo que ela existe? E se existir, qual será o antídoto?


Continua...

Nele, que é o Id, o Ego e o superego da Vida e da Morte para todo o sempre...
J. Leal...

3 comentários:

  1. Que honra, primeira leitora da primeira postagem e primeira seguidora do blog. Pense na moral, aliás uma honra pra mim.Ah e primeiro comentário também, mas vim aqui falar do texto do autor. Bom o texto bem escrito, excelente analogia e porque não dizer que ousado também, diferente e provocante. Depois de lerem certamente se sentiram provocados a entrar no DIVÃ com Deus (e sinceramente, espero que façam isso e verão que experiência maravilhosa, única). Quanto ao autor uma pessoa dotada de uma talento raro e especial, capaz de nos levar a inquietações e nos fazer repensar muitas coisas (acho que nunca falei isso pra tu néh criança?!). Sem dúvidas no dia que escrever o primeiro livro assim como no primeiro blog, serei a primeira a comprar o livro e também serei a primeira a está na lista de autográfos pra receber a primeira de muitas dedicatórias. Que Deus continue te abençoando e te inspirando.

    ResponderExcluir
  2. Raiai... Só você para tirar a elevar a minha timidez...
    Amo-te!

    ResponderExcluir
  3. Poxa... ficou muito bom!

    É, ainda bem que você fez esse blog, viu?!
    Estou vendo que vai render muuita coisa boa! :)

    ResponderExcluir

COMENTEM!